top of page

Por que Empresários de Sucesso Constituem Holding?

  • Foto do escritor: Alberlan Matos
    Alberlan Matos
  • 10 de nov. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 14 de nov. de 2023


Sistema de Holding para Proteção Patrimonial
Sistema de Holding para Proteção Patrimonial

Os empresários, por natureza, são pessoas bastante astutas, proativas e muito atentas a tudo que possa lhe oferecer algum tipo de vantagem. E quando essa vantagem, também lhe oferece um certo nível de segurança, certamente esse grupo de pessoas não perde tempo mesmo.


O fato é que após trabalhar duro na sua empresa operacional, conquistar e colher os frutos do seu esforço ao longo dos anos, nenhum empresário quer colocar em risco todo o seu patrimônio. Por essa razão, os empresários de sucesso constituem holdings.


Antes de seguirmos, se faz necessário enfatizar que a empresa operacional é a fonte de geração de riqueza, onde o empresário toca os seus negócios, aufere os seus rendimentos e que ao mesmo tempo é exatamente onde estão os riscos, comuns em qualquer negócio.


Afinal, o que é Holding e para que serve?

Holding é uma empresa como qualquer outra, porém, com atividades bem específicas para atender ao objetivo do empresário. Vou explicar a seguir os tipos de holding mais comuns nesses casos e as suas finalidades:


Holding Familiar ou Holding Patrimonial

A Holding Patrimonial ou Familiar é a empresa que o empresário constitui para transferir o seu patrimônio que está na pessoa física, normalmente imóveis, mas também pode ser outros tipos de bens.


Dessa forma, ao fazer esse movimento, transferindo os bens da pessoa física para a Holding Patrimonial, de certa forma, cria-se um distanciamento do risco de os seus imóveis serem alcançados em caso de algum problema na sua empresa operacional.


Holding Empresarial

A Holding Empresarial é uma empresa constituída para participar do quadro societário de outras empresas, ou seja, investir em outras empresas. Esse tipo de holding chamamos de "Holding Pura", pois a sua essência é exclusivamente participar de outras empresas.


Ou seja, o empresário constitui uma holding empresarial com o objetivo específico de participar do quadro societário de outras empresas, não como pessoa física e sim como pessoa jurídica.


Então, seguindo a nossa linha de raciocínio, quando o empresário transfere os seus bens para a holding patrimonial, ele já cria um distanciamento de riscos para com os seus bens, como vimos anteriormente.


E quando o empresário passa a participar do quadro societário de outras empresas através de uma holding empresarial, ele aumenta ainda mais o distanciamento de riscos. Isso por que caso ocorra algum problema na empresa operacional em que participa, antes desses riscos chegarem na pessoa física, primeiro vai alcançar a pessoa jurídica.


Agora que você conhece um pouco sobre as holdings mais comuns, como falamos no início, o sistema de Holding além de trazer certa segurança quanto ao distanciamento de riscos, também traz vantagens tributárias.


Quando os imóveis são transferidos para a Holding Patrimonial, a vantagem é fortemente evidenciada quanto ao ganho na tributação, tanto na Locação quanto na Revenda dos imóveis, se comparados com a pessoa física.


Sobre esses aspecto específico de tributação na locação e revenda, temos aqui no nosso blog um artigo específico tratando do assunto com vários exemplos para deixar você por dentro de tudo.


Além das vantagens mencionadas aqui, ainda tem outros pontos que fazem do sistema de holding um aliado muito importante para os empresários e falaremos nos próximos artigos.



Comments


Cadastre-se

11 2614-4896

Rua José Antônio Valadares, 575 - Sacomã - São Paulo - SP

  • Instagram
  • facebook

©2025 by Planconsul Contabilidade 

bottom of page