IRPF 2022: Prazo para a entrega do documento foi prorrogado.
A Receita Federal divulgou a prorrogação do prazo final para a entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2022, essa é uma ótima notícia para contribuintes que por algum motivo ainda não conseguiram separar a documentação necessária para preencher o documento. Veja o novo prazo porque você não deve deixar de declarar o IR dentro do prazo.
A declaração do Imposto de Renda da pessoa física é uma declaração obrigatória para contribuintes que se enquadram nas regras estabelecidas anualmente pela Receita Federal.
Anualmente, a entrega da declaração ocorre no início do ano e geralmente os prazos são entre início de março e fim de abril.
Portanto, a Receita Federal está recebendo as declarações do Imposto de Renda da pessoa física 2022 desde o dia 07 de março, a entrega do documento fora dos prazos gera multa para o contribuinte.
E você, já separou os documentos para o preenchimento da declaração do IRPF 2022? Se ainda não, não precisa se preocupar, temos uma ótima notícia: a Receita Federal prorrogou o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda da pessoa física em 2022.
Bom, mas isso não significa que você tem que negligenciar as datas, se você tiver valores para restituir, lembre-se de que quem declara primeiro restitui primeiro, então se atente e não deixe as suas obrigações fiscais para amanhã.
Se você quer saber mais sobre Imposto de Renda e demais assuntos que envolvem o âmbito contábil, veja abaixo o material em nosso blog!
- Quais os documentos para declarar IR?
- Saiba tudo sobre o IRPF 2022
- Reduzir demandas de tarefas: como fazer de forma correta?
Foi prorrogado o prazo para a entrega da declaração do IRPF 2022
A Receita Federal prorrogou através da Instrução Normativa RFB Nº 2.077, de 4 de abril de 2022, o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda da pessoa física para o dia 31 de maio.
A Receita recebe as declarações desde o dia 07 de março, inicialmente o prazo final para a entrega seria até o dia 29 do mês de abril.
Com essa prorrogação, o contribuinte tem até o dia 31 de maio de 2022 para entregar a sua declaração do Imposto de Renda da pessoa física.
Os principais motivos para a data ter sido prorrogada e ainda os efeitos causados pela pandemia da COVID 19, sendo assim a Receita busca amenizar as dificuldades com o preenchimento e entrega do documento já que ainda existem muitas empresas que não conseguiram normalizar 100% seu funcionamento.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Planconsul Contabilidade (@planconsulcontabilidade)
Como ficam as restituições do IR com essa prorrogação?
Para quem tem restituições podem surgir dúvidas pelo fato das datas iniciais para a restituição coincidirem com o novo prazo final para a entrega da declaração, que é dia 31 de maio.
Mas não precisa se preocupar, quanto a isso a Receita mantém as datas divulgadas anteriormente para a entrega das restituições, que serão feitas em 5 lotes tendo início em maio e fim em setembro, veja:
- Primeiro lote: 31 de maio;
- Segundo lote: 30 de junho;
- Terceiro lote: 29 de julho;
- Quarto lote: 31 de agosto;
- Quinto lote: 30 de setembro.
Tenha o apoio da Planconsul Contabilidade
A melhor forma para garantir a declaração do Imposto de Renda dentro dos prazos e cumprindo todas as exigências estabelecidas pela Receita Federal, é contar com uma empresa de contabilidade de excelência no que faz.
E essa empresa é a Planconsul Contabilidade, com o nosso apoio você entrega a sua declaração dentro dos prazos, sem erros e garante a sua restituição, quando de seu direito.
FAÇA AGORA A DECLARAÇÃO DO SEU IRPF 2022, CLIQUE AQUI E TENHA O APOIO DA PLANCONSUL!

