Como o humor pode te ajudar no mundo corporativo?

Olá meu amigo empresário, como vão as coisas? Quero começar dizendo que esse artigo foi feito para você e toda sua empresa. Cada um de sua equipe tem a permissão e o dever de absorver esse conhecimento! O bom humor e até o improviso (o famoso jogo de cintura) devem fazer parte do checklist obrigatório do ser humano de sucesso.

Vamos começar explicando porque esse bom humor e o improviso são guias para o sucesso. Para isso, vou te contar uma breve história!

Fulano, o “pior” aluno da escola:

Em toda sala de aula existe aquele aluno que não se encaixa nos padrões impostos pela coordenação. A sala da diretora é sua segunda casa, a provas o incomodam, a sala de aula é uma prisão e era nela que acontecem seus maiores feitos…

Os professores já se acostumaram, qualquer frase fazia com que uma piadinha saísse lá do fundo da sala. Não havia o que fazer para “consertar” o comportamento desse aluno…Mas uma coisa espantava, suas notas eram incrivelmente boas.

Eliana, a professora de filosofia até tentou uma vez:

– Se você fizer mais uma piada na minha aula, pode me esquecer!!

– Quem é você?? Respondia o aluno com cara de deboche.

Por incrível que pareça, era impossível não gostar daquele aluno… Todas as crianças e professores sentiam-se bem perto dele. Pessoas se apaixonavam e ele conseguia atrair atenção em todos os momentos. Ele era sempre o escolhido do grupo para apresentar os trabalhos com aquele PowerPoint mal feito de fonte Comic Sans (e todos conseguiam entender). Era visível uma vocação fora dos padrões impostos, alguns professores só fingiam ser cegos…

Hoje, Fulano trabalha criando, é profissional requisitado em marketing de conteúdos, é especialista em técnicas criativas e o completo conhecedor de SEO (Search Engine Optimization. Se você não entendeu, quer dizer que é algo difícil de ser especialista). Enfim, Fulano é um profissional completamente realizado! Ele teve sucesso fugindo dos padrões e buscando otimizar seus processos com a criatividade, o jogo de cintura e o HUMOR.

Esse Fulano sou eu!

Como a história de Fulano deixa claro o quanto o Humor e o Improviso nos ajudam no mercado?

Bem, é muito simples! Características padrões impostas pela escola não são guias para o sucesso. A escola não te ensina a ter sucesso no mercado. Na verdade, ela te ensina o contrário. O método tradicional te ensina a viver em uma caixinha!

Na minha opinião, o que constrói um bom desenvolvimento profissional são RELACIONAMENTOS. É o princípio básico do sucesso, você precisa fazer bem e proporcionar bons momentos para seu público e para sua equipe! E o bom humor, a criatividade estão aí, na construção imagética e sensorial de bons momentos.

Posso listar os benefícios do bom humor para diversas situações:

1- Ele faz com que te ouçam:

No artigo da semana passada, contei um pouco sobre o quanto o exagero e as informações fora do padrão chamam atenção. E o humor é uma ferramenta extremamente útil nessa situação!

A quebra dos padrões e a fuga do banal pode causar o riso. E essa reação é a primordial da comédia. Aquilo prende atenção.

O riso proporciona liberações químicas prazerosas e o ser humano precisa delas. Faça rir e seja ouvido e compreendido!

2- O humor ajuda no reconhecimento de equipe:

A integração e a redução de diferenças de status são proporcionadas por momentos rodeados por humor. É cientificamente comprovado! Nós somos movidos por sensações e a sensação de prazer torna a convivência coletiva muito mais agradável.

Ninguém aguenta o Roberto do RH, aquele cara ranzinza e de cara fechada. Onde ele chega as pessoas correm. Já o Pablo contagia o ambiente com gargalhadas. O café e as reuniões se tornam mais leves.

Percebe? Pequenos momentos se tornam diferentes quando são tratados com outras abordagens! Uma conversa de elevador (reconhecida por mim como a situação mais constrangedora e desagradável da história humana) pode ser divertida quando é envolta de bom humor.

Não digo também para você forçar aquelas piadas de tiozão que irritam. É preciso sentir o momento e trazer formas irreverentes de fazer rir! (sem piadas de pavê, por favor!)

3- O humor desenvolve a confiança:

Além de desenvolver o ideal de equipe, o humor consegue trazer a confiança.

É praticamente o mesmo princípio químico dos tópicos anteriores. Hormônios liberados com o riso e o prazer, estão diretamente ligados com o desenvolvimento da confiança. Seu corpo não diferencia. São fatores puramente biológicos!

Passamos a confiar mais em pessoas próximas e o humor nos aproxima. E esse contato é a chave do acreditar e apoiar em cada decisão. Líderes com bom humor tendem a ter uma equipe muito bem alinhada.

4- Agora chega!

Eu poderia listar inúmeras melhorias e mudanças que o bom humor pode causar em sua carreira e em sua empresa, mas isso só tornaria o artigo robusto (ou até chato) … A ideia aqui é te mostrar que boas relações e desenvolvimento profissional se conquistam com a inovação, a criatividade, jogo de cintura e o bom humor.

Não basta só ser o melhor com aquela tecnologia, ser o profissional mais expert em uma ferramenta. Você precisa de pessoas do seu lado! Relações movem até as placas tectônicas, não seria diferente com sua carreira. Comece a trazer esse tipo de ideal para seu mindset e perceba acontecer! (depois conte-me como conseguiu)

Por Kadu: Gestor de Contéúdos da Nucont

Centaurus avança em múltiplos projetos no Brasil

Com uma gama abrangente de projetos em trens, a Centaurus Metals Ltd (ASX: CTM) tem gerenciado ativamente seu portfólio. Recentemente, ele desinvestiu o Projeto Conquista de Minério de Ferro no Brasil, com o objetivo de se concentrar na exploração de metais preciosos e de base na Província Mineral de Carajás, de classe mundial, na região norte do Brasil.

No entanto, a empresa mantém um forte interesse no minério de ferro através do Projeto Jambreiro pronto para escavação, localizado no sudeste do Brasil.

O projeto está licenciado para 3 milhões de toneladas por ano de produção úmida, representando um ativo estratégico no setor brasileiro de minério de ferro e aço, particularmente com o preço premium que existe no mercado de minério de alto teor (+ 65% Fe).

A Jambreiro tem capacidade para produzir esse minério, e a administração está em processo de análise de dados com vistas a estabelecer métricas de capital e despesas operacionais que possam apoiar as discussões da joint venture.

No entanto, nesse ínterim, a empresa manterá seu foco na exploração de metais básicos na província de Carajás.

O Projeto de Níquel Cobalto Itapitanga da Centaurus, o Projeto Ouro-Cobre de Salobo Oeste e o Projeto Pebas Copper-Gold estão todos localizados na Província Mineral de Carajás, considerada uma das principais regiões de mineração do mundo.

A região de Carajás também abriga vários projetos de níquel-cobalto de grande tonelagem de classe mundial, incluindo a mina de níquel de Onça-Puma e o projeto Jacaré de níquel-cobalto, além de alguns dos melhores depósitos de minério de ferro do mundo em S11D e Serra Norte.

As ações da Centaurus aumentaram mais de 30% no final de novembro, quando a empresa assinou um contrato de joint-venture vinculante em relação ao Projeto Níquel-Cobre de Itapitanga, no norte do Brasil.

Sob o acordo com a empresa líder em processamento de metais para baterias, Simulus Group, ela tem o direito de ganhar até 80% do projeto em etapas transportando a Centaurus através de toda a exploração, avaliação de recursos e processo de viabilidade até a decisão de minerar e organizar financiamento para o projeto.

Esse é um desenvolvimento importante para o grupo, já que o acesso a financiamento para projetos de exploração é muitas vezes um obstáculo para empresas menores.

O tamanho e a escala dos projetos em Carajás resultaram em investimentos significativos em infraestrutura essencial para a região, o que proporcionará benefícios à Centaurus à medida que ela procura expandir seus negócios no Brasil.

Uma amostra de 40 toneladas de mineralização de níquel e cobalto está sendo enviada do local de Itapitanga para Perth, Austrália Ocidental, para ser operada através da fábrica de demonstração Simulus, a maior do gênero no hemisfério sul.

A amostra global fornecerá uma amostra de minério suficientemente grande e representativa para a otimização do fluxograma do estudo de viabilidade a ser realizada, permitindo que o fluxograma atualmente sendo proposto pelo Simulus seja confirmado e os dados de projeto de engenharia necessários sejam coletados.

O programa da planta de demonstração também fornecerá sulfatos de cobalto e níquel e amostras de óxido de escândio de alta pureza e alumina de alta pureza para fins de marketing e negociações com possíveis parceiros.

O processo de coleta de amostras também proporcionou aos parceiros uma oportunidade de realizar uma avaliação preliminar do processo de escavação para qualquer mineração futura, juntamente com estudos iniciais de lençol freático para avaliar a qualidade e a disponibilidade da água no local próximo a vários locais potenciais da planta.

Com base no trabalho de trincheira concluído que atingiu cerca de 10 metros de profundidade, espera-se que a maior parte do minério de níquel-cobalto de alta qualidade seja escavada livre da superfície.

As informações do ensaio da abertura de valas fornecerão suporte adicional para a estimativa inicial de recursos do JORC para o projeto em um futuro próximo.

Com uma carteira tão grande de projetos, é provável que haja um fluxo de notícias importante, abrangente e regular ao longo de 2019, e isso tem o potencial de fornecer o momentum do preço das ações.

Fonte: O Petróleo

Petrobras inicia produção da plataforma P-67 no Campo de Lula no pré-sal da Bacia de Santos

A Petrobras informa que iniciou hoje, com os seus parceiros do Consórcio BM-S-11, a produção de petróleo e gás natural, por meio da plataforma P-67, na área de Lula Norte, no pré-sal da Bacia de Santos. Com capacidade para processar diariamente até 150 mil barris de óleo e comprimir até 6 milhões de m³ por dia de gás natural, esta é a nona unidade instalada no bloco BM-S-11, em linha com o Plano Estratégico da companhia.

A plataforma, do tipo FPSO (unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo e gás), está localizada a aproximadamente 260 km da costa do estado do Rio de Janeiro, em profundidade de água de 2.130 metros, e irá produzir por meio de nove poços produtores, além de estar interligada a seis poços injetores. O escoamento da produção de petróleo será feito por navios aliviadores, enquanto a produção de gás será escoada pelas rotas de gasodutos do pré-sal.

Campo de Lula

Atualmente, o campo de Lula (jazidas de Lula e Cernambi) é o maior produtor do país e deverá atingir em 2019 a marca de 1 milhão de barris de petróleo produzidos diariamente, em menos de uma década desde o início de sua produção comercial, que ocorreu em outubro/2010.

Além da P-67, as outras plataformas em operação no bloco são: FPSO Cidade de Angra dos Reis (Piloto de Lula), FPSO Cidade de Paraty (Piloto de Lula Nordeste), FPSO Cidade de Mangaratiba (Iracema Sul), FPSO Cidade de Itaguaí (Iracema Norte), FPSO Cidade de Maricá (Lula Alto), FPSO Cidade de Saquarema (Lula Central), P-66 (Lula Sul) e P-69 (Lula Extremo Sul).

O campo de Lula está localizado na concessão BM-S-11 operada pela Petrobras (65%), em parceria com a Shell Brasil Petróleo Ltda. (25%) e a Petrogal Brasil S.A.(10%).

Fonte: O Petróleo

Bahiagás apresenta as possibilidades do gás natural em Vitória da Conquista

Na última quinta-feira (31/01/19), a Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás promoveu o evento Gás Natural em Vitória da Conquista – Estudo de Viabilidade Técnica, no auditório da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor). O encontro, voltado para autoridades, empresários e comunidade do município, apresentou as formas de levar o gás natural e possibilidades de uso do energético na cidade.

Na primeira parte da apresentação, o diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza, fez uma explanação sobre a Companhia, mostrando o histórico, a forma de atuação, diretrizes estratégicas e segmentos de consumo do gás natural.

Num segundo momento, o gestor abordou as formas de levar o gás natural ao consumidor. Conforme apresentou Gavazza, o energético pode ser fornecido por meio de gasodutos físicos (rede de tubos) ou dos gasodutos virtuais, como é chamado o transporte de gás natural por meio de carretas. Nesta segunda opção, o gás é transportado como gás natural comprimido (GNC) ou gás natural liquefeito (GNL).

Segundo explicou Gavazza, neste primeiro momento, o fornecimento por meio de gasoduto virtual pode ser a opção mais viável para levar o gás natural a Vitória da Conquista. Desta forma, evitaria os gastos e o tempo necessários para a construção de um gasoduto físico e atenderia à demanda do mercado da mesma maneira.

Fonte: Portal “O Petróleo”

Não deixe sua empresa morrer – O Undertrading

Vou começar o artigo de hoje de uma forma diferente. Estamos cansados de ouvir e ler materiais idênticos. Meras cópias feitas como material de auto ajuda… Tornarei esse um dos textos mais sinceros dessa coletânea sobre as doenças financeiras! Não precisamos do mesmo, precisamos do NOVO, daquilo que vai mudar nosso Mindset e nossa forma de enxergar o mercado!

As doenças financeiras atingem milhares de empresários e acabam com inúmeras empresas. Não somos mais do mesmo, sua empresa é diferente e você É um empresário diferente (podemos “humildemente” dizer que somos melhores!)! Estudando, lendo e adquirindo conhecimento, você faz parte da mudança! Vamos nos guiar para o sucesso e o conteúdo desse texto fará parte da sua estante de problemas que passaram longe da sua empresa!

Estudando por essa coletânea você vai conseguir evitar que sua empresa caia nas estatísticas! Sua empresa não será uma das prematuramente falecidas!

Você lembra do nosso cronograma? Vou retomar para te lembrar o que já aprendeu e o que ainda falta:

(14/11) – INSOLVÊNCIA FINANCEIRA

(21/11) – OVERTRADING

(28/11) – UNDERTRADING

(05/12) – EXCESSO DE ENDIVIDAMENTO

Como você já viu, nosso tema de hoje é o Undertrading. Fique tranquilo, apenas os nomes são estrangeiros, a explicação vai ser simples, objetiva e em português!

O que é o Undertrading?

Lembra do Overtrading? As vendas crescem, mas o Patrimônio Líquido não, ou ele cresce em um percentual menor do que o crescimento das vendas. Ou seja, é o excesso de vendas frente ao crescimento do Patrimônio Líquido. A empresa vendia muito e não tinha rendimento suficiente para se pagar, para quitar suas obrigações.

O Undertrading é o contrário disso! Representa baixo crescimento das vendas frente ao crescimento do Patrimônio Líquido, o que indica poucas vendas com margens inadequadas. Enquanto no Overtrading a margem praticada é baixa e insuficiente para sustentar a operação, no Undertrading a empresa pode ter pecado no excesso de margem, colocando à venda um produto ou serviço considerado caro pelo seu público, resultando em baixas vendas.

De uma forma simplificada, o empreendedor está trazendo um preço que seu nicho não tem capacidade de comprar. Ele está caro!

Ah, uma outra forma de sofrer com o Undertrading pode vir de um alto aporte de capital dos sócios ou de investidores! O aumento do Patrimônio Líquido aconteceu, porém não foi ocasionado pelo lucro gerado pelas vendas.

Quais as causas do Undertrading?

•Suas vendas estão abaixo da capacidade suportada:

As vendas são baixas quando a empresa possui capacidade estrutural, de pessoas e de maquinário para vender em uma estimativa muito maior do que a que vem sendo praticada.

• Aconteceu um aumento da concorrência:

Quanto mais concorrência houver no mercado, maior é a chance de ocorrer competição por preço e, assim, os consumidores passam a não aceitar a comprar aquele produto por um preço considerado caro por eles.

• Seu preço de venda é pouco competitivo:

A formação do preço de venda é baseada nos custos fixos e variáveis, nas despesas, nos impostos e na margem. Porém, um fator extremamente relevante para compor o preço de venda é o entendimento de quanto os consumidores, de fato, estão dispostos a pagar por aquele produto. Não adianta montar um preço de venda de R$ 50, se o mercado normalmente paga R$ 10 pelo mesmo produto.

• Pouca diferenciação do produto:

Produtos considerados “comoditizados”, ou seja, aqueles que possuem pouca diferenciação, tendem a entrar na guerra de preço. Portanto, se o produto ou serviço não possui uma clara percepção de valor pelo cliente, ele não estará disposto a pagar mais caro por ele.

• Investimento no Patrimônio Líquido:

Empresas que acabam de receber aporte de capital, seja dos sócios ou de investidores, tendem a operar em undertrading nos primeiros meses. O aumento do PL é imediato com a integralização do capital, porém o aumento das vendas não cresce na mesma proporção, porque esta ocorre de forma mais gradual.

Como tratar o Undertrading?

Existem algumas estratégias para tratar sua empresa diagnosticada com o Undertrading. Vou aqui listar algumas delas:

1• Criar Estratégias de aumento das vendas:

. Diminuir do preço de venda: diminuir o preço de determinado produto ou serviço tendo um prejuízo acumulado na empresa é sempre complicado, mas nesse momento precisamos pensar em formas de intensificar as vendas e o que é mais barato sai mais rápido.

. Diminuir margem: “Ok, a empresa está com prejuízo e a solução é diminuir a margem?” Pode parecer contrassenso, mas nesse momento precisamos de VENDER MAIS, precisamos de quantidade, de volume de vendas e uma solução é vender mais com menos margem!

. Fazer promoções, campanhas, descontos: é hora de botar na vitrine: “super liquidação, tudo com 50% de desconto”. Precisamos desovar estoque e aumentar o nosso saldo de caixa.

. Mix de produtos/serviços: se o produto ou serviço está com pouca saída, este é o momento de inovar e introduzir um tipo de valor agregado ou até mesmo um novo produto ou serviço.

2• Reduzir retirada dos sócios:

. Se a empresa está com baixas vendas, não dá para manter a mesma retirada de quando a empresa faturava mais.

3• Diminuir estoque:

. Se a empresa tiver feito um dimensionamento errado de suas vendas e está mantendo um robusto estoque, é preciso desová-lo para podermos diminuir o custo dessa armazenagem.Nesse caso, são válidos descontos, promoções e liquidação para se desfazer do excesso.

4• Redimensionamento do investimento

. Rateio de áreas: Se a empresa tiver recebido investimento de sócios ou investidores em seu PL e mesmo assim as vendas permanecem baixas, uma estratégia é dedicar um percentual do investimento para cada uma das áreas da empresa: vendas, marketing, financeiro, produto, etc., para que o dinheiro não esteja sendo gasto de forma desenfreada sem alcançar o resultado desejado.

Viu só? Às vezes aquilo que você acreditava ser sua salvação, a chave do seu sucesso, pode ser a assinatura do contratado de falência. Não deixa que a falta de conhecimento acabe com seu sonho! Um empreendedor não deve por obrigações ser tomado por conhecimento financeiro. Seu deve é estar alinhado com profissionais capacitados e que detenham esse tipo de conhecimento!

Um problema não tão grande, pode tirar sua noite de noite! Não deixe que pequenas questões (com soluções ainda menores) acabem com seu sonho.

Fonte: Nucont

Primeira parcela do 13º salário deve ser paga até dia 30

Termina no próximo dia 30 (sexta-feira) o prazo para o pagamento da primeira parcela do 13º salário de 2018. Nas localidades onde for feriado, como o Distrito Federal (que comemora o Dia do Evangélico), a gratificação deve ser paga até o dia 29. A data limite para a segunda parcela é 20 de dezembro.

Para este ano, a previsão é de que 84,5 milhões de pessoas recebam o 13º salário, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). São 48,7 milhões de trabalhadores ativos e 35,8 milhões de aposentados e pensionistas. A instituição estima que R$ 211,2 bilhões sejam injetados na economia (R$ 139 milhões dos empregados formais ativos). O valor médio do benefício é de R$ 2.320 por pessoa.

O 13º salário tem natureza de gratificação (gratificação natalina) e está previsto na Lei 4.749/1965. A determinação é de que o benefício seja pago em duas vezes e que a primeira parcela seja quitada entre 1º de fevereiro e 30 de novembro.

Quem recebe – Todo trabalhador que atuou por 15 dias ou mais durante o ano – e que não tenha sido demitido por justa causa – tem direito à gratificação. Quem se desligou da empresa deve receber pagamento proporcional ao período trabalhado.

Com a modernização trabalhista, é proibido que convenção e/ou acordo coletivo de trabalho suprimam ou reduzam o 13º salário. Para os contratos intermitentes, o empregado recebe também o proporcional, mas ao final de cada prestação de serviço.

Atraso – Quem não receber a primeira parcela até a data limite deve procurar as Superintendências do Trabalho ou as Gerências do Trabalho para fazer a reclamação. Outra opção é buscar orientação no sindicato de cada categoria. A empresa que não fizer o pagamento no prazo pode ser autuada por um auditor-fiscal do Ministério do Trabalho e pagar multa pela infração.

O pagamento da primeira parcela pode ocorrer também por solicitação do próprio trabalhador, por ocasião das férias. Neste caso, o empregado deve fazer o requerimento por escrito ao empregador até janeiro do mesmo ano.

Fonte: Legisweb

As grandes doenças das empresas: Como evitar que sua empresa morra? Parte 2 – OVERTRADING

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, cerca de 56% das empresas no Brasil têm uma vida útil de 5 anos. Preocupante não é mesmo? Sabe qual o principal causador dessa fatalidade que atinge o empresário e uma grande parte da população empregada? Doenças empresarias, causadas por algo muito comum:

A má gestão! E ela será um ponto muito importante deste artigo!

Estou, durante essas semanas, trazendo uma coletânea de artigos que listam algumas das grandes doenças das empresas. Apontarei alguns dos cânceres que abalam os alicerces das empresas e as levam à falência:

(14/11) – INSOLVÊNCIA FINANCEIRA

(21/11) – OVERTRADING

(28/11) – UNDERTRADING

(05/12) – EXCESSO DE ENDIVIDAMENTO

Hoje, na segunda semana, trataremos do Overtrading!

O que é o Overtrading?

Overtrading é o excesso de crescimento de vendas frente ao crescimento do Patrimônio Líquido. As vendas crescem, mas o Patrimônio Líquido não, ou ele cresce em um percentual menor do que o crescimento das vendas.

 

Fácil, não? Obviamente não! Vou tentar facilitar um pouco.

Simplificando vamos trazer o conceito de patrimônio líquido:

O patrimônio líquido é o resultado da diferença entre os valores do ativo e do passivo de uma entidade. Por exemplo: Se você tem um ativo (bens e direitos) de R$ 200.000,00 e um passivo (obrigações) de R$ 100.000,00, o seu patrimônio líquido é de R$ 100.000,00.  Viu só? Com essa explicação, o conceito de Overtrading fica mais simples de ser entendido!

 

De uma forma mais didática, o Overtrading acontece quando uma empresa vende muito e utiliza margens inadequadas, que não geraram lucro suficiente para sustentar o negócio. Agora sim!

 

Muitos empresários acreditam que vender mais pode salvar uma empresa da falência. Isso é em muitos casos a própria causa da falência!

Em uma situação de dificuldade financeira, é muito comum os sócios da empresa optarem por uma estratégia de aumento das vendas, oferecendo descontos, promoções e prazos mais atraentes para os consumidores. Se a estrutura de capital de giro da empresa não suportar esse aumento das vendas, a empresa tende a entrar em insolvência financeira (Não perderemos tempo com essa explicação! Caso tenha alguma dúvida, o artigo anterior descreveu e trouxe possíveis soluções para a Insolvência).

Além do excesso de vendas, alguns outros pontos podem levar ao Overtrading.

Trarei aqui algumas causas e suas possíveis soluções:

Causas X Soluções:

Causas:

 

 

Formação inadequada do preço de venda:  O pequeno empresário, na maioria das vezes, tem aquela velha visão: “comprei a mercadoria por $10, vou vender por $20 e aí eu vou ter 100% de margem, certo?”. Errado, claro. Preço de venda precisa necessariamente abranger as seguintes variáveis: custos fixos e variáveis, despesas, impostos e margem. Acontece que quase sempre o empreendedor desconhece qualquer um desses itens.

 

  • Retiradas de sócios acima da capacidade de caixa: OOvertrading também é causado pela baixa variação ou variação negativa do Patrimônio Líquido, o que pode significar retiradas excessivas de um sócio para manter seu padrão de vida incompatível com a situação financeira da empresa.

 

. Mistura de contas da empresa com contas pessoais: O conceito de DESPESA é muito claro: todo gasto necessário para GERAR RECEITA para a empresa! O que não gera receita, não deveria ser uma despesa. Por isso, seu novo IPhone ou aquela viagem para Argentina parcelada no cartão de crédito da empresa contribui para comprometer o lucro da empresa.

Soluções:

 

 

  • Corrigir preço devenda: É o momento de conhecer melhor a estrutura de custos, despesas e o conceito de margem de contribuição da empresa.

. Mix de produtos/serviço: se o produto que sua empresa vende é pouco diferenciado no mercado e existe uma alta concorrência, é hora de introduzir um novo produto ou agregar um serviço mais premium, onde se permita inserir uma margem mais alta.

 

  • Reduzir retirada dos sócios:É preciso fazer um estudo da situação financeira dos sócios: qual é o padrão de vida que você e seu sócio estão mantendo enquanto a empresa está quebrando? Definitivamente é o momento de conter gastos supérfluos.

 

. Retirar gastos próprios feitos dentro da empresa: 

. Dos sócios: sua empresa precisa aumentar o seu PL (olha o patrimônio líquido novamente) para regularizar sua estrutura de balanço.

. De investidores: empresas com um bom planejamento e boas perspectivas de mercado podem correr atrás de investimentos para estabilizar o excesso de vendas a preços baixos.

Viu só?! Novamente percebemos aquele ponto que citei no artigo anterior e no início deste: A má gestão.

Muitos empresários não criam uma estrutura intelectual básica para o desenvolvimento e o sucesso de suas empresas. É necessária uma visão estratégica de seu negócio. Nenhum empresário desorganizado, que mistura gastos próprios com os de sua empresa, que não contrata profissionais capacitados para alertá-lo de qualquer irregularidade, tem sucesso.

Conclusão:

Esteja atento a cada movimentação de sua empresa! Não esqueça que cada detalhe pode fazer com que a falência bata sua porta.

 

Tenha sempre profissionais qualificados ao seu lado! Uma boa gestão não depende só de você. Um bom empreendedor é também aquele que consegue fazer contratações fora do comum! Escolhe bem seus funcionários e profissionais que atuam ao seu lado (contadores, consultores, etc).

 

Comece hoje mesmo a olhar para sua empresa com uma visão diferenciada!

As grandes doenças das empresas: Como evitar que sua empresa morra?

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae no ano de 2005, cerca de 56% das empresas no Brasil têm uma vida útil de 5 anos. Preocupante não é mesmo? Sabe qual o principal causador dessa fatalidade que atinge o empresário e uma grande parte da população empregada?

A má gestão! E ela será um ponto muito importante deste artigo!

Durante as próximas semana pretendo trazer uma coletânea de artigos que listam algumas das grandes doenças empresariais. Apontarei alguns dos cânceres que abalam os alicerces das empresas e as levam à falência:

(14/11) – INSOLVÊNCIA FINANCEIRA

(21/11) – OVERTRADING

(28/11) – UNDERTRADING

(05/12) – EXCESSO DE ENDIVIDAMENTO

Hoje, na primeira semana, trataremos da Insolvência financeira!

O que é a insolvência financeira?

Insolvência financeira é uma situação em que a empresa não tem capital de giro (capital usado para financiar a continuidade das operações da empresa) suficiente para financiar a operação de seu negócio, compreendida pelo período entre a compra de insumos, matéria prima ou mercadoria para revenda, até o recebimento pela venda de seus produtos/serviços.

Quando a Insolvência acontece?

1. A operação da empresa é muito robusta (estoques altos e prazos grandes para receber de seus clientes), ocasionando um alto ciclo financeiro (tempo em dias que a empresa demora a produzir e vender seu estoque, coletar os recebíveis e pagar seus fornecedores).

2. A operação do negócio não é capaz de gerar capital de giro suficiente para se auto sustentar ou esse capital de giro está sendo utilizado para outras finalidades (investimentos, imobilização, retirada excessiva dos sócios). Portanto, a empresa se utiliza de empréstimos de curto prazo, como desconto de duplicatas, cheque especial e demais empréstimos para conseguir financiar sua operação. Com isso,a capacidade de transformar um ativo em dinheiro, a liquidez, da empresa tende a diminuir, de tal forma que ela deixa de ter capacidade de quitar suas obrigações de curto prazo. Uma empresa com saldo de caixa insuficiente para honrar com suas obrigações se torna insolvente, uma vez que a operação de seu negócio não gera caixa, e sim consome.

Viu o tamanho do problema?

Como podemos prevenir esse tipo de doença?

Uma forma de evitar que doenças como essa venham a contaminar sua empresa é uma boa gestão empresarial, financeira e contábil. Na própria pesquisa do Sebrae, ao perguntarem sobre possíveis formas de evitar esse tipo de doença, cerca de 40% concordaram que uma consultoria empresarial seria a solução. Outra parte insistiu em culpar encargos e a economia do país.

Percebe a importância colocada na prática? Empreendedores que sentiram na pele trouxeram essas afirmações!

Um empresário que se atenta para a realidade de sua empresa, procura profissionais capacitados para prover análises, evita e, em casos extremos, remediar situações como a insolvência!

Vou listar aqui causas práticas da insolvência, seguidas de suas possíveis soluções.

Causas X Soluções:

Causas:

• Financiar clientes e fornecedores por tempo inadequado;

• Baixo controle de estoque;

• Não acompanhar as cobranças e recebimentos;

Soluções:

• Negociar prazos menores: quanto mais rápido a empresa recebe, mais dinheiro ela terá em caixa;

• Controle de estoque: entradas, saídas e contagem;

• Criar formas de controle da inadimplência. Fazer régua de cobrança é uma das formas!

Percebeu o quanto as soluções se relacionam com aquilo que havia falado lá atrás, nos primeiros parágrafos deste artigo?

É preciso uma visão geral da sua empresa! Não deixe que situações de fácil solução te deixem distante de seu sonho!

Conclusão:

Atente-se para sua gestão! Planeje, estude, faça análises baseadas em dados. Você se acha leigo no assunto? Não tenha medo de pedir ajuda! Profissionais como os contadores e consultores empresariais são braços direitos de empresário durante toda jornada! Um bom empreendedor tem como aliados os melhores profissionais!

Comece hoje mesmo a ter uma visão mais estratégica de seu negócio!

Gostou desse artigo? Fique ligado para o próximo! Na próxima semana te contarei sobre outra doença financeira que amedronta muitos empresários: O OVERTRADING.

Fonte: Nucont/Planconsul Contabilidade

717 mil empresas podem sair do Simples Nacional

Uma nota divulgada recentemente da Receita Federal informa que as Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) com débitos tributários estão sendo notificadas e devem ficar atentas para não serem excluídas de ofício do Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devido pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples Nacional) por motivo de inadimplência.

Segundo dados oficiais, foram notificados 716.948 devedores que respondem por dívidas que totalizam R$ 19,5 bilhões. Para evitar a exclusão as empresas terão o prazo de 30 dias para a regularização da totalidade dos débitos à vista, em parcelas ou por compensação, a contar da data de ciência do Atos Declaratórios Executivos (ADE).

As notificações foram disponibilizadas no Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN), que notificaram os optantes pelo Simples Nacional de seus débitos previdenciários e não previdenciários com a Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) e com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). “Muitos falam que é uma forma do Governo recuperar receitas, contudo, na lei do Simples já está prevista a exclusão dos devedores”, explica Richard Domingos, diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil.

Normalmente a Receita Federal concede o prazo de 30 (trinta) dias para o contribuinte apresentar impugnação (defesa), caso o débito esteja pago. Se nesse prazo o contribuinte não apresentar impugnação, a exclusão será definitiva. “A Confirp recomenda para as empresas do Simples Nacional que possuam débitos tributários (na Receita Federal, Estados ou Municípios), que procurem regularizar os débitos o mais breve possível, mesmo sem ser notificado, mediante o pagamento integral ou o parcelamento integral, para evitar a exclusão do regime”, explica Domingos.

Outros motivos para exclusão

Contudo, existem outras regras que podem ocasionar o desenquadramento das empresas, veja algumas situações listadas pela Confirp que podem estar ocorrendo e que merecem atenção redobrada.

A primeira e mais óbvia é quando se ultrapassa o limite do Simples Nacional, lembrando que o limite de receita bruta, para enquadramento no Simples Nacional, é de R$ 4.800.000,00/ano. Outras formas apontadas pela Confirp são:

  • Constituição da empresa por interposta pessoa;
    • Comercializar mercadorias objeto de contrabando ou descaminho;
    • Falta de emissão de documentos fiscais de venda ou prestação de serviços;
    • Constatação de que as despesas pagas no período superam em 20%(vinte por cento) os ingressos de recursos no mesmo, excluído apenas se for ano de início de atividade;
    • Se verificar que durante o ano-calendário o valor das aquisições de mercadorias para comercialização e/ou industrialização, com ressalvas apenas para os casos de estoques existentes, for superior a 80% (oitenta por cento) dos ingressos de recursos no mesmo período, excluindo para tal cálculo apenas o ano início de atividade;
    • Omitir de forma reiterada da folha de pagamento informações de trabalhadores avulsos ou contribuintes individuais que lhe prestem serviços.

Por : ACISA – Associação Comercial e Industrial de Santo André

Programa de Estímulo à Conformidade Tributária e Classificação dos Contribuintes

Início da Classificação dos Contribuintes paulistas pelo Programa de Estímulo à Conformidade Tributária – “Nos Conformes”, instituído pela Lei Complementar nº 1.320/18

“Nos Conformes” Paulista

Programa de Estímulo à Conformidade Tributária e Classificação dos Contribuintes  

Iniciou-se a execução do Programa “Nos Conformes”, que visa construir um relacionamento de confiança entre os contribuintes e o fisco, mediante a concessão benefícios e simplificação de procedimentos aos contribuintes que estiverem em plena conformidade fiscal.

No último dia 17 de outubro, as respectivas classificações atribuídas pela Secretaria da Fazenda do Estado foram disponibilizadas àqueles contribuintes enquadrados no Regime Periódico de Apuração (RPA).

A classificação se dará através das aplicações das notas de “A+” a “E” de acordo, inicialmente, com 2 critérios:

  1. Obrigações pecuniárias tributárias vencidas e não pagas relativas ao ICMS; e
  2. Aderência entre escrituração ou declaração e os documentos fiscais emitidos ou recebidos pelo contribuinte.

Por meio do posto fiscal eletrônico, os contribuintes já podem verificar suas notas e uma breve explicação das justificativas individualizadas na sua composição. Caso haja discordância em razão da existência de erros materiais, é concedido o direito de correção da classificação.

Segundo informações da Secretaria da Fazenda Estadual, a implementação do programa será gradual, sendo que essa primeira fase se encerrará no dia 28.02.2019 e próximo ao seu fim haverá a publicação de nova resolução com instruções dos procedimentos seguintes.

Por: Maira Cristina Madeira e Luan Silva Rodrigues